Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

ANNELIDA

POSIÇÃO SISTEMÁTICA
Reino: Animalia
Sub reino: Metazoa
Filo Annelida

Classe Polychaeta
Classe Oligochaeta
Classe Hirudinea

Número de espécies No mundo:

10.000 (Polychaeta);
300* (Oligochaeta) marinhos;
60* (Hirudinea) marinhos

No Brasil: 800 (Polychaeta);
11 (Oligochaeta);
4 (Hirudinea)

Os anelídeos são animais vermiformes, caracterizados por apresentarem uma nítida segmentação ou metamerização externa e interna, incluindo músculos, nervos, órgãos circulatórios, excretores e reprodutores.

A metamerização é tipicamente homônima, apenas os dois primeiros e últimos segmentos aparecem com estruturas diferenciadas, os restantes são todos iguais.

Ocorrem na água doce, salgada e solo úmido; podendo ser de vida livre, habitando galerias ou tubos. Também podem ser ectoparasitas de vertebrados. Como estrutura de locomoção apresentam cerdas (eixos quitinosos denominados parapódios). A epiderme é constituída por epitélio simples, cilíndrico contendo células glandulares e sensoriais. Recobrindo-a encontramos uma cutícula permeável e não quitinosa.
Logo abaixo da epiderme aparecem duas camadas de células musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. Os anelídeos são os primeiros animais a apresentarem CELOMA.

NUTRIÇÃO E DIGESTÃO - O sistema digestivo é completo e apresenta forma tubular. Os poliquetos são carnívoros e possuem mandíbulas para a captura de alimentos, que muitas vezes são outros poliquetos. As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição no solo. Apresentam tiflossolis (prega intestinal) que tem como função, aumentar a área de absorção do intestino. As sanguessuga possuem ventosas por onde sugam o sangue de vertebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas.

SISTEMA CIRCULATÓRIO - Consiste de uma série de tubos ou vasos sangüíneos (sistema circulatório fechado). O sangue é bombeado através de vasos sangüíneos para outros órgãos do corpo por cinco pares de arcos aorticos ou corações. O sangue é constituído por placas que contém amebócitos livres e hemoglobina dissolvida.

SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pode ser por meio de brânquias em alguns habitantes de tubos, ou pela epiderme onde o oxigênio penetra e é transportado pelo sangue para outras partes do corpo. De maneira semelhante o dióxido de carbono e é eliminado através da cutícula.

SISTEMA EXCRETOR - É constituído por unidades denominadas nefrídeos, que removem excretas do celoma e corrente sangüínea diretamente para o exterior. Cada segmento ou metâmero possui um par de nefrideos.

SISTEMA NERVOSO - (Do tipo gânglionar) em cada metâmero aparece um par de gânglio ligados entre si por uma comissura, e, com os metâmeros adjacentes, através de conectivos. Os dois gânglios do primeiro metâmero são mais desenvolvidos e constituem o cérebro; os demais gânglios aparecem dispostos centralmente, formando a cadeia nervosa central. Como elementos sensoriais aparecem células e órgãos sensitivos para o tato paladar e percepção de luz.

REPRODUÇÃO - Apresentam seres dióicos com os sexos separados e desenvolvimento indireto nas classes Archiannelida e Polychaeta, ou seres hermafrodita com desenvolvimento nas classes Oligochaeta e Hirudina.

A evolução indireta é feita através da larva Trocófora . Em geral os anelídeos possuem alta capacidade de regeneração .

CLASSIFICAÇÃO
PHYLUM ANNELIDA
CLASSE ARCHIANNELIDA

Inclui pequenos verme que vivem ao longo das praias marinhas. Possuem o corpo cilíndrico com segmentação externa pouco nítida; geralmente não apresentam parapódios, nem clitelo.
No prostômio encontramos um par de tentácul
os, palpos e olhos. São pequenos e geralmente dióicos, possuindo numerosas gônadas. A fecundação é externa e o desenvolvimento é indireto, apresentando uma larva denominada TROCÓFORA que tem a forma de um pião. Como característica da classe pode ser citada o sistema nervoso, que é formado por um cordão ventral simples ou duplo, mas possui gânglios.
Poligordius e Chaetogordius são os gêneros mais conhecidos.

CLASSE POLYCHAETA
São verme marinhos distintamente segmentados, apresentando na porção anterior do corpo uma cabeça nítida com apêndice sensitivo (tentáculos), e ao longo dos metâmeros numerosas cerdas implantadas em um par de parapódios laterais.

Os sexos são separados, com fecundação externa fundindo-se óvulos e espermatozóides na água do mar. A evolução é indireta com um estágio larval trocóforo de natação livre .

Neanthes (Nereis) virens é o principal representante, chegando á atingir até 45 cm de comprimento. Vivem embaixo de pedras, próximo a linha da maré baixa.



Obs. - Alguns poliquetas podem também viver em buracos temporários ou em tubos permanentes secretados pelo próprio animal. Caranguejos comensais são freqüentemente encontrados habitando esses tubos.

Morfologia Interna


CLASSE HIRUDINEA
São vermes de água doce, mais conhecidos como sanguessugas. Vivem principalmente em brejos, sendo ectoparasitas hematófagos ocasionalmente do homem e dos animais domésticos

Na medicina foram antigamente usados para pequenas sangrias pois contém um anticoagulante nas glândulas salivares, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase.

O animal apresenta o corpo alongado ou oval é geralmente achatado dorsoventralmente. Nas duas extremidades do corpo notam-se as ventosas, a posterior é maior e arredondada. Locomovem-se por movimentos sinuosos do corpo como uma lagarta-mede-palmos, isto é, ela fixa-se pela ventosa posterior, distende o corpo no máximo, fixando a ventosa anterior, deslocando a posterior, aproximando-a e fixando-a logo atrás da anterior, repetindo-se seguidamente o processo.

Exp. Hirudo medicinais


Observação

As sanguessugas possuem uma enzima salivar denominada hirudina que impede a coagulação do sangue, podendo este, ser conservado no papo do animal por mais de três meses, sendo lentamente absorvido de acordo com as necessidades alimentares.

CLASSE OLIGOCHAETA


,A minhoca ( Pheretima hawayana ) é o exemplo mais conhecido, e apresenta as seguintes características externa:

Possui corpo cilíndrico e alongado, afilando nas extremidades.
Lado dorsal, normalmente mais exposto.

Apresenta cor de tonalidade marrom, com reflexos violeta.

No lado ventral apresenta cor mais clara, chegando a tonalidade semelhante ao branco leitoso.

Corpo de aparência segmentada (pequenos anéis, o adulto pode apresentar de 88 a 97 segmentos), varia de acordo com a idade.

Apresenta zona de crescimento próximo da extremidade posterior.

Não apresenta cabeça diferenciada.

No primeiro seguimento encontramos ventralmente a boca, protegida por pequeno lóbulo denominado PROSTÔMIO.

No ultimo seguimento encontramos o ânus, em forma de fenda vertical.

Em animais sexualmente maduros, os segmentos XIV à XVI espessa-se devido ao desenvolvimento de células glandulares em sua parede, formando um anel mais claro, o CLITELO, que é responsável pela formação do casulo que envolve os ovos. Baseado no clitelo podemos distinguir três regiões no corpo da minhoca:

Região clitelar
No meio de cada segmento, exceto no primeiro e último, encontramos uma série de pequenos espinhos voltados para trás, são as cerdas, que desempenham importante função locomotora.

Além do ânus e da boca, o corpo apresenta as seguintes aberturas:

Aberturas genitais masculinas - são duas, situadas logo após o clitelo, na face ventro-lateral do segmento XVIII. Um grupo de duas a três papilas copuladoras ou genitais que são responsáveis pela fixação dos indivíduos no momento da cópula.

Abertura genital feminina
É um pequeno orifício situado na face ventral do clitelo, logo após sua margem anterior, na altura do segmento XIV.

Poro dorsal
É uma série de pequenas aberturas nos sulcos intersegmentares, ligado a cavidade do corpo com o meio externo, iniciam-se nos sulcos 10 e 11 e vão até o ultimo segmento.

Nefrideóporos
São pequenas aberturas localizadas lateralmente na maioria dos segmentos e que tem como função excretar.

ANATOMIA INTERNA
Parede corpórea
Constituída pelo músculo dermático. A epiderme, é recoberta por delgada cutícula, representada por um epitélio simples cilíndrico onde aparecem:

Células glandulares, secretando muco;

Células fotoreceptoras;

Células sensoriais.

A epiderme assenta sobre a membrana basal, baixo da qual dispõem-se uma delgada camada muscular circular e outra longitudinal, bem mais espessa.

Cavidade do corpo
Entre o trato digestivo e a parede do corpo existe um amplo celoma que é preenchido pelo líquido celômico que age com um esqueleto hidrostático, baseado no fato de que o líquido celômico ser incompreensível; do que resulta que a contração de qualquer músculo provoca a deformação de outros. Podemos comparar com um tubo de borracha cheio de água e fechado nas duas pontas, fazendo pressão de um lado, o outro se distende.

Através dos poros dorsais o fluído celômico pode passar para o meio externo, indo umedecer a superfície do corpo, dando assim condições favoráveis para as trocas respiratórias.

Sistema Digestivo
Compreende uma boca ventral, uma cavidade bucal, faringe, esôfago, moela, intestino, cecos intestinais e reto.

Após os cecos, a parede dorsal do intestino se invagina formando uma prega denominada tiflossole, que tem como função aumentar a superfície de secreção e absorção. O conteúdo intestinal consiste essencialmente de terra e resíduos vegetais que lhes servem de alimento, juntamente com outros pequenos organismos do solo.

Sistema Circulatório
O sangue é contido dentro de vasos fechados, e por isso é chamado sistema circulatório fechado. Em outros animais como insetos e crustáceos, o sangue banha livremente os órgãos internos, sendo nesse caso o sistema chamado: Sistema circulatório aberto.
Nas minhocas o sistema circulatório consta de :

Um vaso dorsal, no qual o sangue corre de trás para frente, este vaso acompanha o sistema digestivo em toda a sua extensão.

Corações laterais, representados por quatro vasos contrácteis que envolvem o esôfago e conduzem o sangue do vaso dorsal ao ventral.

Vaso ventral, localizado abaixo do intestino, que leva o sangue para trás e funciona como o principal canal distribuidor, suprindo de sangue o intestino, os nefrídeos e a parede do corpo.

O sangue da minhoca é vermelho devido a presença de pigmento conhecido como hemoglobina que ao contrário dos vertebrados acha-se dissolvido no plasma, enquanto que as células nele existente são incolor e anucleadas.

Sistema excretor
Em cada seguimento, exceto nos dois primeiros, encontramos estruturas denominadas nefrídeos, que tem como função retirar metabólicos nitrogenados do celoma e do sangue, excretando-os através do poro excretor.

Os resíduos nitrogenados são concentrados em forma de uréia ou amônia e, eliminados para o exterior através de nefridióporos.

Sistema nervoso
É idênticos ao dos poliquetos. Como elementos sensoriais encontramos células sensitivas e fotoreceptoras.

Sistema reprodutor
As minhocas são hermafroditas, isto é, apresentam órgãos masculinos e femininos no mesmo indivíduos.
O sistema reprodutor masculino inclui: 2 pares de testículos, 2 pares de funis espermáticos, 2 dutos diferentes, um duto diferente ou espermioduto, um poro masculino e duas vesículas seminais.

O sistema reprodutor inclui
Dois ovários.
Dois funis ovulares.
Dois ovidutos.
Dois pares de espermateca, onde os espermatozóides são armazenados.

Reprodução
O acasalamento ocorre a noite e pode durar varias horas .Os dois vermes colocam-se ventre a ventre em posição inversa, isto é a extremidade anterior de um, oposta a do outro. Cada um dos poros masculinos nos dois animais eleva-se formando uma papila genital temporária muito saliente, que o animal ajusta no orifício da espermateca do conjugante. Assim os espermatozóides de um verme penetram diretamente na espermateca do outro.

Os ovos são postos em grupos, envolvidos por um casulo que lembra um pequeno fuso de cor amarela. O casulo forma-se ao redor do clitelo por secreção de suas glândulas que exposta ao ar endurece paulatinamente. No seu interior são depositados os óvulos pelo oviduto que se abre na região do próprio clitelo, e ao passar pelas espermatecas recebe espermatozóide que vão fecundar os óvulos.



A medida que o verme retrai do tubo, o casulo fecha as duas extremidades ao se libertar do corpo do verme e é depositado em terra úmida.
As minhocas tem grande importância econômica para homem.

A medida que ela cava através do solo, forma galerias na s quais maior a aeração e drenagem . Isso permite que ocorra atividades químicas no solo em ritmo mais que de outra forma. Além disso as minhocas comem terra que por ser muito dura não pode ser empurrada para os lados.

A medida que aterra passa pelo sistema digestivo do verme, vários materiais são digeridos ou decompostos em forma s mais simples. Pelas suas varias atividades no solo , a minhoca apressa a decomposição de matéria morta, aumentando assim sua fertilidade.

Exemplo de Olichogaetas
Pheretima hawayana- minhoca comum de jardim (10 cm de comprimento).
Glossoscolex paulistus - minhocaçu, freqüentemente chamado de cobra (um metro de comprimento) .

Lumbricus terrestris- minhoca grande da Europa e leste da América do norte, pode atingir 30 cm de comprimento.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger