Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

domingo, 22 de junho de 2008

CLASSE REPTILIA

Os répteis formam um grupo de animais muito variado e colorido e estão representados em todos os continentes, exceto da Antártica. Os répteis mais conhecidos são as cobras e os lagartos, principalmente porque eles estão melhores distribuídos do que os crocodilianos, tartarugas e tuataras, que também pertencem à classe reptiliana. Na verdade, muitas pessoas desconhecem que as tartarugas também são répteis de verdade. Mais de 7.000 espécies de répteis têm sido classificadas, a maioria delas encontrada nos climas tropicais e subtropicais.

Todos os répteis têm algum tipo de escama. A carapaça da tartaruga é formada por um grupo de escamas grandes e fortes.



Os répteis são quase sempre fáceis de identificar, graças a algumas características em comum que os diferenciam dos outros animais terrestres ou semiterrestres. O sinal que mais identifica um réptil é a pele escamosa que cobre quase todo o seu corpo. Todos os répteis possuem algum tipo de escamas, cada uma delas adaptada de acordo às circunstâncias. A carapaça da tartaruga é recoberta por placas ósseas e tem evoluído para protegê-la. Outros répteis têm conchas tão pequenas que podem parecer invisíveis ao olho nu.

Todos os répteis têm coluna vertebral, respiram ar (inclusive aqueles que passam a maior parte do tempo na água) e quase todos possuem quatro membros externos, embora não sejam visíveis externamente nas cobras e alguns lagartos. Eles também são todos amnióticos, o que significa que o embrião em desenvolvimento é protegido por uma série de membranas e uma concha dura, evitando que os ovos sequem, protegendo-os dos predadores.

Os répteis também são definidos por características ausentes e presentes. Diferentes dos mamíferos e pássaros, que evoluíram dos próprios répteis, os animais reptilianos são incapazes de regularem a própria temperatura do corpo e dependem do ambiente para obter calor corporal. Eles também não têm pelos e plumas.


CLASSE REPTILIA


Os répteis foram os primeiros vertebrados a tornarem-se independentes do meio aquático. Possuem uma pele grossa, recoberta por escamas ou placas fortemente queratinizadas que os protegem contra a perda excessiva de água e que é substituída de tempos em tempos para que o animal possa crescer.

Não são capazes de controlar a temperatura de seu corpo por processos internos, portanto precisam de adaptações comportamentais para manter sua temperatura em níveis adequados à atividade (são animais de sangue frio ou pecilotérmicos). Em geral possuem metabolismo bastante baixo, se comparado ao de uma ave ou mamífero; o sol é muito importante para o funcionamento de seu corpo.

Uma das adaptações mais importantes para a conquista do ambiente terrestre foi a ocorrência dentre esses animais de ovos com anexos embrionários para proteção do embrião, bem como de uma casca porosa que permite troca gasosa entre o embrião e o meio e evita a perda de água.

Muitas pessoas acreditam que os répteis vivem em locais secos e que portanto não necessitam de água para viver. Esta é uma idéia bastante errada. A água é necessária ao metabolismo dos répteis e a umidade é um fator importante no processo de troca de pele que sofrem.

Atualmente, fazem parte do grupo dos répteis, animais muito distintos entre si: as tartarugas, cágados e jabutis (Quelônia), os crocodilos, gaviais e jacarés (Crocodilia) (foto) e os lagartos, serpentes, tuatara e anfisbenas, também chamadas de cobras-de-duas-cabeças (Squamata).

TARTARUGAS, CÁGADOS E JABUTIS


Dentre os répteis, os animais mais fáceis de serem identificados são os pertencentes ao grupo Quelônia. Caracterizam-se pela presença de carapaça e plastrão (casco). M.E.A.R.

O casco dos quelônia é formado por uma camada externa queratinizada e outra interna, óssea. Conforme o animal cresce, são depositadas novas camadas nessa estrutura e o casco então aumenta de tamanho. O acréscimo de camadas está relacionado à alimentação do animal e portanto não pode ser usado para estimar sua idade.

A ordem Quelônia é ainda dividida em duas subordens: os pleurodira, que dobram o pescoço lateralmente e os criptodira, que dobram-no em "S", como os jabutis e tigres d'água. A grande maioria dos Quelônia pertencem ao grupo dos criptodira.

Dentre os Quelônia existem formas terrestres (foto 1), aquáticas marinhas (foto 2) ou de água doce. Em geral as pessoas utilizam o nome jabuti para designar os animais terrestres, tartaruga, para os marinhos e cágados para os aquáticos de água doce.





São animais ovíparos, que depositam seus ovos em covas cavadas no solo das matas ou areia à beira de rios ou praias. Seu ciclo de vida é bastante longo, chegando a viver tanto quanto os humanos.

Sua dieta é bastante diversificada, estão erradas as pessoas que acreditam que alimentam-se apenas de alface! Inclui alimentos fibrosos como folhas e frutos, moluscos e nas espécies aquáticas, também peixes.

CROCODILOS, JACARÉS E GAVIAIS


Os Crocodilia são encontrados próximos a corpos d'água, sejam eles grandes rios, pântanos, corpos de água corrente ou estuários e praias. São animais que possuem tamanho que varia de um a seis metros de comprimento, alimentando-se de peixes, aves e outros animais. São relativamente lentos quando em ambiente terrestre, mas bastante ágeis em meio aquático, onde nadam com movimentos laterais da cauda.

Apresentam cuidado parental, seus ovos são depositados sob a areia, serrapilheira ou até dentro de cupinzeiros. Os adultos protegem os ovos e posteriormente os filhotes. Os Crocodilia são capazes de emitir sons usados na comunicação entre adultos e filhotes.

Dentre os Crocodilia, os gaviais possuem as modificações mais evidentes para a piscivoria. Possuem focinho longo e estreito e capturam peixes com um rápido golpe lateral da cabeça.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger