Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

ALOTROPIA

Alotropia (do grego allos, outro, e tropos, maneira) foi um nome cunhado por Jöns Jacob Berzelius e que hoje designa a propriedade de certas substâncias de existir em diferentes modificações; as várias formas são conhecidas como alotropos. Jons Jacob Berzelius, no entanto, usou o nome num sentido completamente diferente.

O fenômeno da alotropia consiste em que um elemento químico pode originar substâncias simples diferentes.

Carbono
Os átomos de carbono podem se organizar de maneira diferente e formarem as substâncias carvão, grafite ou diamante, bem como substâncias artificiais conhecidas como fulereno (ou buck-balls). O grafite é o mais estável e ocorre espontaneamente. O carvão é resultado da decomposição de plantas (carvão vegetal) ou animais (chamado carvão mineral). Já o diamante é o mais instável, não ocorrendo de maneira espontânea, somente quando há grande pressão e/ou temperatura sobre ele. Em laboratório é possível, embora não economicamente viável, transformar-se grafite em diamante aplicando grande pressão e temperatura sobre ele.

Oxigênio
O oxigênio pode formar o gás oxigênio (que é o mais estável) que respiramos, como pode formar o gás ozonio (mais instável) que nos protege dos raios ultra-violeta.

Enxofre
O enxofre pode formar o S8 enxofre rômbico (mais estável) e o enxofre monoclínico (mais instável).

Fósforo
Pode apresentar-se como Fósforo branco (mais instável), fósforo preto e fósforo vermelho (este é o mais estável e o de mais comum utilização em caixas de fósforo).

Nenhum comentário:

Powered By Blogger