Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

domingo, 22 de junho de 2008

CLASSE CHONDRICHTHYES

Condríctes
CHONDRICHTHYES


Características Gerais dos Condríctes
São os primeiros registros fósseis de Gnathostomata com características semelhantes aos Ostracodermi por possuírem placas ósseas no corpo. Muitos registros em água doce e com as facilidades que adquiriram de locomoção encontraram-se registros marinhos. As placas ósseas servem principalmente como depósito de cálcio metabolizado. Os Placodermi eram animais grandes e pesados apresentando mandíbulas e maxilas, placas ósseas, nadadeiras pares, manutenção da notocorda, formação inicial das estruturas internas sejam elas cartilaginosas ou ósseas (com objetivo de formar o endoesqueleto) e a presença de uma estrutura existente nos peixes até os dias atuais, a bexiga natatória.

O nome Chondrychthyes (do grego chondros, cartilagem, e ichthyos, peixe) reflete a característica distintiva mais marcante desses animais: o esqueleto formado por tecido cartilaginoso, e não por tecido ósseo. São os tubarões, as quimeras e as raias.

A maioria dos representantes é marinha, embora haja alguns de água doce. Como aquisição em relação aos ciclóstomos, possuem mandíbula, nadadeiras pares e mais desenvolvidas e um esqueleto melhor estruturado. O corpo é recoberto por escamas.

Esqueleto formado por cartilagem (no máximo ossificada), estruturada por condrócitos mais fibras colágenas mais matriz com glicoproteínas chamadas condromucinas (formação protéica com colágeno bastante resistente e maleável). Não há formação de tecido ósseo, a cartilagem pode sofrer apenas calcificação (retenção dos caracteres de jovem no adulto).

São cordados, vertebrados, gnatostômios que possuem esqueleto formado por cartilagem. São pecilotérmicos (poiquilotérmicos) ou heterotérmicos. São aquáticos, respiram por brânquias, possuem 5 ou 7 fendas branquiais, mas não apresentam opérculo.

Diferem dos peixes ósseos por apresentarem a boca na posição ventral, a nadadeira caudal heterocerca e no tubo digestivo a válvula espiral.

As escamas são do tipo placóides, de origem dermo-epidérmicas, semelhantes aos dentes.



Sistema Nervoso dos Condríctes
No sistema nervoso dos peixes o telencéfalo tem função olfativa. Os hemisférios cerebrais são pouco desenvolvidos e são formados por uma massa ganglionar basal chamada corpo estriado e por uma fina camada epitelial, dorsal, conhecida como palio, o qual nos vertebrados superiores irá formar o cérebro (massa cinzenta). O diencéfalo nos peixes origina o tálamo, o centro de relés para impulsos olfativos e visuais. Do diencéfalo surgem duas estruturas medianas; anteriormente surge o corpo parietal, e na região posterior, o corpo pineal. Nos ciclóstomos existem as duas estruturas, enquanto que na maioria dos peixes ocorre somente o corpo pineal. O mesencéfalo dos peixes é o centro de coordenação nervosa. Esta estrutura desenvolve a partir da região dorsal dois lobos ópticos. O metencéfalo da origem ao cerebelo, o centro de coordenação muscular, sendo mais desenvolvido nos tubarões, peixes de movimentos muito rápidos.

O mielencéfalo forma o bulbo do encéfalo, que, em todos os vertebrados está relacionado com os centros de atividades vitais, como a respiração, batimento cardíaco e metabolismo. Nos peixes esta região é o centro do sistema da linha lateral e do ouvido interno. Da mesma maneira que os anfíbios os peixes possuem 10 nervos cranianos.


CLASSE CHONDRICHTHYES
Os condrícties, representados pelos tubarões, arraias (ou raias) e quimeras, são quase todos marinhos. Algumas espécies de arraias podem ser encontradas em água doce. Algumas espécies são comestíveis. Possuem nadadeiras pares e ímpares. O esqueleto é cartilaginoso (condro = cartilagem, icties = peixe). A boca é ventral, com uma fileira de dentes pontiagudos e mandíbulas. Há um estômago, intestino com válvula espiral e pâncreas e fígado com glândula anexa. O intestino termina numa cloaca. Possuem de cinco a sete pares de brânquias não cobertas pelo opérculo, que é uma espécie de tampa, presente nos ostechthyes. O aparelho circulatório e urinário, bem como o sistema nervoso e os órgãos sensoriais - com duas narinas dotadas de bolsas olfativas - são, em linhas gerais, semelhantes aos dos agnatos.

A fecundação geralmente é interna e as nadadeiras pélvicas do macho são modificadas, formando órgãos copuladores. A maioria das espécies é ovípara ou ovovivípara, havendo poucas que são vivíparas. O desenvolvimento é direto, sem formação de larva, e o único anexo presente é o saco vitelínico.

Prionace glauca - Tubarão azul

Rhiniodon typus - Tubarão baleia

Carcharhinus leucas - Tubarão cabeça-chata

Carcharhinus maou - Tubarão galha branca oceânico

Carcharhinus limbatus - Tubarão galha preta

Ginglymostoma cirratum - Tubarão lixa

Isurus oxyrinchus - Tubarão mako-cavala

Sphyrna lewini - Tubarão martelo

Alopias vulpinus - Tubarão raposa

Galeocerdo cuvier - Tubarão tigre

Carcharodon carcharias - Tubarão-branco

Mitsukurina owstoni - Tubarão-duende


CLASSE CHONDRICHTHYES
PEIXES CARTILAGINOSOS
Os tubarões, raias e quimeras da Classe CHONDRICHTYES (gr. chondros, cartilagem + ichthys, peixe) são os vertebrados viventes mais inferiores que tem vértebras completas e separadas, mandíbulas móveis e extremidades pares. Todos são predadores e praticamente todos são habitantes dos oceanos.

O grupo é antigo e representado por muitos restos fósseis, especialmente dentes, espinhos das nadadeiras e escamas. Os tubarões são de grande interesse biológico, porque algumas de suas características anatômicas básicas aparecem em embriões jovens dos vertebrados superiores.



CARACTERS GERAIS
Pele rija, coberta de pequenas escamas placóides e apresentando muitas glândulas mucosas; tanto nadadeiras medianas como pares presentes, todas sustentadas por raios; nadadeiras pélvicas com clásperes (mixopterígios ou pterigopódios) nos machos; cauda heterocerca.

Boca ventral, com dentes cobertos de esmalte; 2 (ou 1) narinas não comunicadas com a cavidade bucal; tanto mandíbula como maxila presentes; intestino com válvula espiral

Esqueleto cartilaginoso, sem ossos verdadeiros; crânio unido a cápsulas sensitivas pares; notocorda persistente; muitas vértebras, completas e sepa radas; cinturas peitoral e pélvica presentes.

Coração com 2 câmaras (1 aurícula, 1 ventrículo), com seio venoso e cone arterial, contém apenas sangue venoso; diversos pares de arcos aórticos; algumas veias expandidas em seios; glóbulos vermelhos nucleados e ovais.

Respiração por brânquias presas às paredes opostas de cinco a sete pares de bolsas branquiais, tendo cada bolsa uma abertura independente em forma de fenda; sem bexiga natatória.





Dez pares de nervos cranianos; cada “ouvido” com 3 canais semicirculares.

Excreção por meio de rins mesonéfricos; o principal produto de excreção nitrogenada é a uréia.

Temperatura do copo variável (ectotérmicos)

Sexos separados; gônadas tipicamente pares; ductos reprodutores abrem-se na cloaca; fecundação interna; ovíparos ou ovovivíparos; ovos grandes, com muito vitelo, segmentação meroblástica; sem membranas embrionárias; desenvolvimento direto, sem metamorfose.

Os peixes cartilaginosos mostram mudanças em relação ao ciclóstomos, apresentando (1) escamas cobrindo o corpo; (2) dois pares de nadadeiras laterais; (3) mandíbulas móveis articuladas com o crânio; (4) dentes cobertos de esmalte na mandíbula e na maxila; (5) três canais semicirculares em cada ouvido; e (6) órgãos e ductos reprodutores pares. Diferem dos peixes ósseos apresentando (10) esqueleto de cartilagem, sem osso verdadeiro; (2) escamas placóides; (3) fendas branquiais separadas; (4) um par de espiráculos comunicando-se com a faringe; e (5) ausência de bexiga natatória.

TAMANHO
Cações (Squalus) medem atem 90 cm de comprimento e a maioria dos tubarões não atinge 2,50 metros de comprimento, mas o grande anequim (Carcharodon carcharias) creste até 6 metros e Cetorhinus maximus até 12 metros; o tubarão-baleia (Rhincodon typus) atinge 18m. Estes são os maiores vertebrados viventes com exceção das baleias. A maioria das raias tem de 30 a 90 cm de comprimento, mas a maior jamanta (Manta birostris) mede até 5 metros de comprimento e 6 metros de envergadura. As quimeras têm menos de 1 m de comprimento.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger