Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

ÁCARO

Os ácaros, ordem Acarina, são artrópodes que pertencem à classe dos aracnídeos (têm, por isso, oito patas). Existem cerca de 150 espécies no mundo inteiro. Os ácaros do pó doméstico são visíveis apenas ao microscópico e têm um tamanho que varia entre 200 e 500 micra. mm. A ordem Acarina inclui ainda duas famílias onde se classificam os carrapatos.



Espécies
Existem várias famílias, sendo as mais importantes a dos Pyroglyphidae (ácaros domésticos) e a dos Tyroglyphidae (ácaros de armazenamento). As principais espécies da primeira família são a Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae e o Euroglyphus maynei. As mais frequentes da segunda família são Acarus siro, Glyciphagus domesticus, Tyrophagus putrescentiae e Lepidoglyphus destructor. Em climas quentes, encontra-se a Blomia tropicalis. A família Sarcoptidae inclui animais parasitas como a carraça.

Habitat e reprodução
Nas habitações, os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais. Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. Os ácaros abundam nos colchões, mantas de lã, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de peluche, desenvolvendo-se em condições óptimas de humidade superior a 70 a 80% e de temperatura superior a 20ºC. Em altitudes superiores a 1200 m, os ácaros deixam de ter boas condições de vida. Por este motivo, a estadia em regiões montanhosas pode conduzir ao alívio de certas alergias. Vivem 2 a 3 meses, durante os quais acasalam 1 a 2 vezes, dando origem a uma postura de 20 a 40 ovos. O período mais propício para o acasalamento é a Primavera e o Outono.

Alergologia
Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias.

Os alergénios dos ácaros são bem conhecidos. Os antigénios major são Der p1 (D. pteronyssinus), Der f1 (D. farinae) e Eur m1 (Euroglyphus maynei).

Para que se dê a sensibilização aos ácaros é necessária uma taxa de antigénio Der p1 superior ou igual a 2 micra por grama de pó doméstico. Calcula-se que a prevalência da sensibilização aos ácaros na população geral seja de cerca de 10 a 20%. São os responsáveis pela maioria dos casos de rinite e asma alérgica perene, tendo também um papel importante na dermite atópica. Têm sido descritos alguns casos raros de anafilaxia após ingestão de alimentos contaminados por grandes quantidades de D. farinae (farinha, pizzas, peixe e legumes, entre outros).

Prevenção
As medidas preventivas de evicção para os ácaros domésticos reduzem os sintomas clínicos e são o primeiro passo no tratamento de doentes alérgicos aos ácaros. Destas medidas fazem parte:

arejamento diário dos quartos;

exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas;

lavagem frequente a 60ºC dos colchões, edredons e almofadas;

aspiração regular e frequente dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA;

tratamento de colchões e tapetes com acaricidas;

utilização de coberturas anti-ácaros em poliuretano nos colchões, edredons e almofadas;

evicção de animais domésticos;

remoção de alcatifas;

lavagem semanal dos bonecos de peluche;

manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (humidade relativa a 50 a 60 % e temperatura entre 18 e 20ºC);

controlo das medidas de evicção com o Acarext test (R), o qual estima o número de ácaros existentes.

Não está demonstrada a eficácia dos ionizadores e purificadores de ar, nem da ventilação mecânica.

A imunoterapia específica com vacinas está indicada nos doentes sensibilizados quando os sintomas clínicos não são controlados com a evicção e com o tratamento farmacológico dos sintomas.

Acaricidas
Acaricidas são substâncias químicas , não tóxicas para o homem, com capacidade para eliminar os ácaros domésticos.

Em Portugal, existem vários produtos acaricidas para o tratamento de alcatifas, tapetes, colchões, sofás e outros produtos têxteis, como o Acarosan (R) (benzoato de benzilo), Allersearch (R) ou NK neutro (R) (ácido tânico).

Acarex test
Acarex test é um estrangeirismo que designa um teste que permite avaliar a concentração de ácaros no pó de um ambiente. Baseia-se na determinação semi-quantitativa, pelo método colorimétrico, da guanina contida nas fezes dos ácaros.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger