Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

RECICLAGEM

RECICLAGEM
Você sabia que várias coisas que já não tem mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade?

Pois é, isso se chama reciclagem!
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

O lixo de gerações
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que toso esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.

Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.

Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.

Confira na tabela abaixo com alguns desses ‘lixos de gerações’:
Material
Tempo para decomposição

Jornais
De 2 a 6 semanas

Embalagens de papel
De 3 a 6 meses

Fósforos e pontas de cigarros
2 anos

Chiclete
5 anos

Nylon
30 anos

Tampas de garrafas
150 anos

Latas de alumínio
De 200 a 500 anos

Isopor
400

Plásticos
450 anos

Fralda descartável comum
450 anos

vidro
1.000.000 de anos (um milhão)


Como reciclar?
A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessário a separação e preparação do lixo.

Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois contem substâncias tóxicas.

O lixo deve ser separado lixo reciclável como o plástico, o papel, o vidro e o metal.

Daí quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.

Conheça os símbolos e as cores para cada tipo de material, espalhados no mundo inteiro:



RECICLÁVEL
NÃO RECICLÁVEL

PAPEL
PAPEL

Jornais e revistas
Fitas adesivas

Folhas de caderno
Papel carbono

Caixas de papel
Papeis sanitários

Cartazes
Papeis metalizados

Guardanapos

fotografias

PLÁSTICO
PLÁSTICO

Garrafas de refrigerantes
Cabo de panela

Embalagens de produtos de limpezas
Tomadas

Copinhos de café
Embalagens de biscoito

Embalagem de margarina, canos e tubos
Misturas de papel, plásticos e metais

Sacos plásticos em geral

Metal
Metal

Latinhas de aço (de óleo, de salsicha)
Pilhas

Latinhas de alumínio (como as de refrigerante)
Esponjas de aço (aquelas usadas para lavar louça)

Panelas
Clips

Pregos
Grampos

Arames

VIDRO
VIDRO

Garrafas de todos os tipos
Espelhos

Copos
Lâminas

Potes
Porcelana

Frascos
Cerâmica


Depois de separado o material vai para a central de triagem no Departamento de Limpeza Urbana (D.L.U.). Lá o ele é colocado em uma esteira rolante para a seleção do que pode e o que não pode ser reciclado.

Confira abaixo o que pode e o que não pode ser reciclado:
A reciclagem tem um papel fundamental no meio ambiente, pois além de diminuir o acúmulo de lixo nas áreas urbanas, ela ainda faz uma “economia” dos recursos naturais.

E cada um de nós só tem a ganhar com isso, pois se o meio ambiente está bem, nós também estamos.



Fonte: www.fiocruz.br


RECICLAGEM
Reciclagem significa separar, recolher, processar e usar a matéria-prima já utilizada para produzir alguma coisa novamente. Normalmente, nesse processo utiliza-se também matéria-prima nova e energia. A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente, emprega cerca de 150.000 catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que pode empregar muitas pessoas, principalmente numa situação com altos níveis de desemprego como a atual. Isso é o que tem acontecido em várias cidades brasileiras, onde estão sendo formadas cooperativas de catadores. Por exemplo, a ASMARE, em Belo Horizonte, reúne vários ex-catadores em lixões, que agora operam duas unidades de reciclagem e têm uma renda mensal de aproximadamente R$200. Experiências semelhantes ocorrem em Araçatuba e Catanduva em São Paulo, Penha em Santa Catarina e Ponta Grossa, no Paraná, entre outras. O que pode ser reciclado? Os itens mais comuns são o papel, o plástico, o vidro e o metal. Além disso, o lixo orgânico, como cascas de frutas, folhas e restos de verduras, podem ser recicladas através da compostagem.

A reclicagem além de ser um processo benéfico ao meio ambiente , traz inúmeras vantagens para nós. Como o reaproveitamento de materiais poupamos o acúmulo de lixo nos aterros, e consequentemente escassez do material. Para reciclar seu lixo é muito simples: basta você separá - lo pelo tipo de material . Ex: jornais velhos, papeis, papelão, etc. em um saco, garrafas plasticas, potes plásticos em outro e assim por diante fazendo o mesmo com vidros e lixo organico. Depois basta ir na lata específica para reclicagem mais próxima de sua casa e depositar o lixo.

Certos materias não devem ser reclicados como papel amanteigado, celofane, lâmpadas florecentes ou papel de alumínio.

Fique de olho nesses símbolos. Eles identificam os materiais recicláveis mais comuns, o que facilita o encaminhamento para a reciclagem após o uso. Procure-os nas embalagens.

Você também pode separar os recicláveis do seu lixo utilizando cores diferentes para cada recipiente:

papel - azul
vidro - verde
metal - amarelo
plástico – vermelho



Material
Tempo de decomposição

Papel
De 3 a 6 meses

Pano
De 6 meses a um ano

Filtro de cigarro
5 anos

Goma de mascar
5 anos

Madeira pintada
13 anos

Nylon
Mais de 30 anos

Plástico
Mais de 100 anos

Metal
Mais de 100 anos

Borracha
Tempo indeterminado

Vidro
1 milhão de anos



RECICLAGEM
Palavra de ordem: Reciclar


Face à escassez de recursos naturais e à quantidade de lixo existente nas nossas cidades, a reciclagem apresenta-se como uma das acções mais inteligentes e eficazes para ajudar a concretizar um futuro mais limpo e sustentável.

Sabia que:

Cada ser humano produz, por ano, uma quantidade de lixo dez vezes superior ao peso do seu corpo?

A decomposição natural de plástico demora cerca de 450 anos?

Dezenas de milhares de mamíferos marinhos morrem por ano ao comer ou se emaranhar em detritos de plástico?

Uma fralda descartável demora, no mínimo, três anos para se decompor naturalmente?

Por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 15 a 20 árvores de médio porte?

Papel produzido com fibra reciclada produz menos poluição atmosférica, gasta menos água e menos energia?

O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes sem perda de qualidade?

84% do lixo doméstico pode ser reciclado?

Nos últimos anos a questão da gestão dos resíduos/desperdícios ganhou uma importância vital. Face à cada vez maior quantidade de lixo gerada pela actual sociedade de consumo (ou deveríamos dizer sociedade de desperdício?), à falta de locais para o colocar, às polémicas da incineração e da localização dos aterros sanitários, reciclar parece ser a chave para um futuro mais limpo e sustentável.



Reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produção de materiais reciclados implica uma menor extracção e delapidação dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, um menor volume e número de lixeiras e incineradoras e consequentemente uma redução da poluição. Para que a reciclagem ganhe uma maior importância é essencial que se faça uma recolha, separação e transformação dos resíduos eficientes, que a utilização dos resíduos enquanto matérias primas secundárias seja energética e economicamente vantajosa e que estes produtos tenham um público consumidor que os valorize.

Para que a reciclagem dos produtos seja eficaz é necessário que a qualidade dos resíduos seja a melhor possível. Resíduos impróprios ou sujos podem contaminar todo um lote, tornando o trabalho de recolha inútil. Assim, apresentamos uma lista de material que pode ou não ser reciclável. Outro factor importante para uma reciclagem eficaz é a colocação destes materiais nos recipientes adequados para o efeito.

MATERIAL RECICLÁVEL
Papel
Jornais, revistas, cadernos, formulários, caixas em geral, fotocópias, envelopes, papel de fax, cartazes, cartolinas, aparas de papel.

Metal
Latas de alumínio, panelas, utensílios de ferro, arames, pregos.

Vidro
Recipientes em geral, garrafas e copos.

Plástico: Embalagens de refrigerantes, de produtos de limpeza e de higiene, de margarina, de leite, canos e tubos, sacos plásticos em geral.

MATERIAL NÃO-RECICLÁVEL
Papel
Etiquetas adesivas, papel carbono, papéis sanitários, metalizados, parafinados, plastificados ou sujos, guardanapos, tocos de cigarro, lenços, fotografias.

Metal
Clips, ganchos, canos, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos.

Vidro
Espelhos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos, mistura de vidro de diferentes cores.

Plástico
Tomadas, misturas de papel, plásticos e metais, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos.



Outros produtos que podem ser reciclados são as pilhas, os tóners, os cartuchos das impressoras, as disquetes de computador, os pneus usados e o óleo do motor. Convém contactar as autoridades locais para esclarecimentos sobre o local onde colocar estes produtos.

Atenção às falsas rotulagens, muitos produtos rotulados como reciclados ou "amigos do ambiente" não o são na realidade. Informe-se junto das autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger