Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

AR

Ar
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra.

O ar seco é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigénio, 0,97 de gases nobres e 0,03 de gás carbônico. O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de água. A composição do ar altera-se com a altitude.

O ar expirado (no processo da respiração dos animais) contém uma maior percentagen de dióxido de carbono, tipicamente 4,5%.

1% de outros gases
20% de oxigênio
79% de nitrogênio


Gráfico da composição do ar

Tradução do gráfico:
Composição aproximada do ar
78% Nitrogénio
21% Oxigênio
0,97% Outros gases
0,03% Gás Carbônico
"Outros gases" inclui dióxido de carbono (0,03%) e pequenas proporções de outros gases incluindo argônio (árgon), poluentes e vapor d'água.

Levar em consideração que o ar atmosférico não é apenas uma mistura de gases, apresenta também, partículas sólidas de sujeira.

Composição do ar seco
Nome Fórmula Proporção
Nitrogênio N2 78,08 %
Oxigênio O2 20,95 %
Argônio Ar 0,934 %
Dióxido de Carbono CO2 382 ppm
Neon Ne 18,18 ppm
Hélio He 5,24 ppm
Monóxido de nitrogênio NO 5 ppm
Kriptônio Kr 1,14 ppm
Metano CH4 1,7 ppm
Hidrogênio H2 0,5 ppm
Protóxido de nitrogênio N2O 0,5 ppm
Xenônio Xe 0,087 ppm
Dióxido de Nitrogênio NO2 0,02 ppm
Ozônio O3 0 à 0,01 ppm
Radônio Rn 6,0×10-14 ppm


Ar
Ar – oxigênio, gás nobre ou mistura de gases?


Quando você ouve falar, ou vê a sílaba “Ar”, qual a primeira coisa que pensa?

Eu como químico, penso como a maioria das pessoas. Penso no ar que respiramos, que é uma mistura de vários gases, principalmente: N2, O2 e CO2.



No entanto, essa é uma questão a se considerar. Quem nunca achou que o símbolo “Ar” na Tabela Periódica era uma referência ao ar que respiramos e quando foi verificar o nome, se deparou com a denominação “Argônio”?

Esta confusão é muito comum, principalmente quando se está estudando gases e suas leis na Química, pois em alguns exercícios não se sabe se faz referência ao gás nobre ou a mistura de gases. Eu mesmo já fui traído algumas vezes.

Entretanto, o que é este gás que inspiramos e expiramos e muitos o chamam de oxigênio?

Este gás é uma mistura homogênea de alguns gases, principalmente, gás nitrogênio, N2, oxigênio, O2 e gás carbônico, CO2, entre tantos outros, até mesmo argônio, Ar, em pequenas proporções.

A composição do ar é considerada como:
75% de nitrogênio, N2
20% de oxigênio, O2
4% de gás carbônico, CO2
1% de outros gases.


Esta é uma combinação ideal, pois se a concentração de O2 fosse maior, ou se o ar fosse composto só de O2, seria catastróficas as conseqüências.

Todo material inflamável se incendiaria com grande facilidade, além do gás O2 em alta concentração ser tóxico. Então, esta é uma boa combinação, a que nos permite viver bem.

Ar
Composição do ar


A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. O ar atmosférico é uma mistura de gases e vapores incolores e inodoros.

A sua composição, à superfície da Terra é: 21% de oxigénio, 78% de azoto e 1% de quantidades reduzidas de ozono, hidrogénio, dióxido de carbono, vapor de água e gases raros (argon, néon, xénon, crípton e hélio).


E o Argônio, “Ar”, o que é?
O argônio é o gás nobre mais abundante em nosso planeta. Ele recebe esta denominação, gás nobre, devido a sua baixa reatividade e grande capacidade de se apresentar isolado na natureza, ou seja, não forma compostos. Este gás se encontra principalmente na mistura gasosa do ar atmosférico.



O argônio é utilizado como gás de enchimento em contador de radiação e em lâmpada de catodo oco, empregado em espectroscopia de absorção atômica. Além de ser empregado no enchimento de lâmpadas incandescentes, para evitar o contato do filamento de tungstênio quando em alta temperatura com oxigênio do ar. Quando se acende uma lâmpada incandescente, o filamento de tungstênio pode alcançar temperaturas superiores a 2000°C.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger