Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Funcionamento
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.

A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.

Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.



Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.

O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.

Circulação pulmonar
O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.



Ramificações
As artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.

Circulação portal
A circulação portal é um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino é transportado para o fígado, onde ocorrem mudanças importantes no sangue, incorporando-o à circulação geral até a aurícula direita.

CORAÇÃO


No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.

O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa). O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração quase sempre continua a crescer em massa e tamanho até um período avançado da vida; este aumento pode ser patológico.

Localização e funcionamento
Ele se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no tórax, a região conhecida como mediastino médio. O coração funciona como uma bomba, recebendo o sangue das veias e impulsionando-o para as artérias.

Divisão do coração
O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; uma aurícula superior e um ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração das aurículas. Na aurícula direita chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.



Estrutura e funções
A atividade do coração consiste na alternância da contração (sístole) e do relaxamento (diástole) das paredes musculares das aurículas e ventrículos. Durante o período de relaxamento, o sangue flui das veias para as duas aurículas, dilatando-as de forma gradual. Ao final deste período, suas paredes se contraem e impulsionam todo o seu conteúdo para os ventrículos.

A sístole ventricular segue-se imediatamente a sístole auricular. A contração ventricular é mais lenta e mais energética. As cavidades ventriculares se esvaziam quase que por completo com cada sístole, depois, o coração fica em um completo repouso durante um breve espaço de tempo. A freqüência cardíaca normal é de 72 batimentos por minuto, em situação de repouso.

Para evitar que o sangue, impulsionado dos ventrículos durante a sístole, reflua durante a diástole, há válvulas localizadas junto aos orifícios de abertura da artéria aorta e da artéria pulmonar, chamadas válvulas semilunares. Outras válvulas que impedem o refluxo do sangue são a válvula tricúspide, situada entre a aurícula e o ventrículo direito, e a válvula bicúspide ou mitral, entre a aurícula e o ventrículo esquerdo.

A freqüência das batidas do coração é controlada pelo sistema nervoso vegetativo, de modo que o simpático a acelera e o sistema parassimpático a retarda.

Doenças do coração
As doenças cardíacas são as principais causas de mortalidade nos países desenvolvidos. Podem ocorrer em conseqüência de defeitos congênitos, infecções, estreitamento das artérias coronárias, hipertensão ou alterações no ritmo cardíaco.

A principal forma de doença cardíaca nos países ocidentais é a arteriosclerose. O acúmulo de depósito de material lipídico - colesterol - pode causar uma obstrução que tampa as artérias (trombose). Esta é a causa mais importante de um ataque cardíaco, ou infarto do miocárdio, que tem conseqüências mortais com freqüência .

A alteração do ritmo cardíaco normal (arritmia) é a causa imediata de morte em muitos infartos do miocárdio.

O problema mais grave é o bloqueio cardíaco completo. Este pode ser corrigido pela implantação de um marcapasso artificial (um dispositivo que emite descargas elétricas rítmicas), para provocar a contração regular do músculo cardíaco.

Eletrocardiograma
Um Eletrocardiograma (ECG) registra a atividade elétrica do coração. Um impulso elétrico, gerado no nódulo sino-auricular, precede cada contração do músculo cardíaco; as ondas desenhadas em um ECG traçam o trajeto desses impulsos tal como se propagam no coração. As irregularidades do ECG refletem afecções no músculo, no fornecimento de sangue ou no controle neural do coração.



SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que são: as artérias, as veias e os capilares. A sua função é realizar a circulação sanguínea.

Funções
Distribuição do alimento e do oxigênio para as células do corpo.

Transporte de CO2, vindo das células, que será eliminado através dos pulmões.

Coleta de excreções metabólicas e celulares.

Entrega de excreções nos orgãos excretores, como os rins.

Transporte de hormônios.

Papel importante no Sistema imunológico na defesa contra infecções.

Tipos de Sistema Circulatório
Ausência de Sistema Circulatório
Certos animais como a planária (classe Turbellaria, filo Plathelminthes) não apresentam sistema circulatório. A planária é tão achatada que os nutrientes podem sair diretamente do sistema digestivo para ser absorvido por difusão pelas células do corpo. O Oxigénio pode ser obtido por difusão na água. Portanto, todos os nutrientes necessários, oxigénio e água, podem ser obtidos por todas as células e o sistema circulatório que transporte tais substâncias é desnecessário.

Sistema Circulatório Aberto (ou Lacunar)
O sistema circulatório artropódes e maioria dos moluscos é aberta. Este tipo de sistema circulatório não apresenta capilares nem veias; um ou mais corações bombeiam o sangue (hemolinfa é um nome mais apropriado para este caso, devido ao fato de que não há pigmento na hemolinfa) por um vaso dorsal. O sangue então dirige-se a cavidades chamadas seios ou lacunas, e volta quando o coração relaxa, através de orifícios chamados ostíolos.

Sistema Circulatório Fechado
O sistema circulatório é fechado em todos os seres do subfilo dos vertebrados (dividido em 7 classes, 3 classes de peixes, e as outras de anfíbios, reptéis, aves e mamíferos), além dos anelídeos e cefalopódes, o que quer dizer que o sangue nunca sai da rede de vasos sanguíneos composta por veias, artérias e capilares.

Os sistemas das várias classes de vertebrados mostram vários estágios evolutivos, sendo que o do peixe é o menos evoluído, e o dos mamíferos e aves são os mais evoluídos. No peixe, o sistema circulatório é simples; o sangue sai do corção, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo. Portanto, o coração do peixe é uma única bomba (composta de duas camâras). Nos anfíbios e reptéis, há sistema circulatório duplo; o que quer dizer que há dois ciclos pelo qual o sangue passa, um no qual o sangue é oxigenado e outro no qual ele é distribuído pelo corpo. No entanto, nem sempre o coração é totalmente separado em duas bombas. Anfíbios possuem um coração com três camâras. Nas aves e mamíferos (que também apresentam sistema fechado duplo), o coração é claramente separado em duas bombas e é formado por quatro camâras.

Sistema Circulatório nos Humanos
O sistema circulatório humano é composto de sangue, sistema vascular e coração. O coração é o orgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, a parede das artérias é mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. Os capilares são vasos microscópicos, com parede de apenas uma célula de espessura e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir desta maneira o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Circulação Pulmonar
A Circulação Pulmonar ou Pequena circulação se inicia no Tronco da artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares e deságua no átrio esquerdo do coração. Na sua primeira porção, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigênio, transformando-se em sangue arterial.

Circulação Sistêmica
A Circulação Sistêmica ou Grande Circulação se inicia na Aorta, seguindo por seus ramos arteriais e na seqüência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulas sistêmicas e veias sistêmicas, estas se unindo em dois grandes troncos, a Veia cava inferior e a Veia cava superior. Ambas desaguam no átrio direito do coração. Sua primeira porção transporta sangue arterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta seu teor de gás carbônico, passando a sangue venoso.

Outras definições
Circulação Visceral
É a parte da circulação sistêmica que supre os orgãos do sistema digestivo.

Circulação Portal Hepática
O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia portal, que invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este orgão, receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino. O fígado também neutraliza algumas toxinas recolhidas no intestino. O sangue segue do fígado às veias hepáticas e então veia cava inferior, e então ao lado direito do coração, entrando no átrio direito e voltando para o ínicio do ciclo, no ventrículo direito.

Circulação Fetal
O sistema circulatório do feto é diferente, já que o feto não usa pulmão, mas obtém nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical. Após o nascimento, o sistema circulatório fetal passa por diversas mudanças anatômicas, incluindo fechamento do duto arterioso e foramen ovale.

Circulação Coronária
É o conjunto das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias próprios do coração. São considerados separadamente por sua importância médica e porque sua fisiologia (modo de funcionamento) apresenta aspectos particulares.



SISTEMA CIRCULATÓRIO


Tem a função de transporta e distribuir substâncias pelo o organismo.

Estrutura
Cada célula do corpo de um organismo complexo constrói suas próprias enzimas e outras proteínas .Além desses processos ,comuns a todas células ,existem ainda as diversas funções especializadas. Para exercerem essas atividades ,as células precisam de oxigênio e de nutrientes e têm de eliminar gás carbônico e outros resíduos .No homem essas necessidades são atendidas por um sistema circulatório fechado, que consiste de sangue, vasos e coração , o sangue é o meio de transporte, os vasos são os tubos pelos quais o sangue flui e o coração fornece a força que movimenta o sangue pelos vasos.

Coração
É um órgão oco, formado por quatro cavidades .As duas superiores se chamam átrios e as duas inferiores se chamam ventrículos .o átrio direito e comunica com o ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através de uma válvula chamada mitral(bicúspide)

O coração é revestido externamente por uma membrana , o pericárdio e internamente o revestimento é feito pelo endocárdio.

O coração está situado acima do músculo diafragma ,entre os dois pulmões , numa região chamada mediatismo .apresenta-se com um formato cônico ,tem aproximadamente o volume de uma mão fechada .

Vasos sangüíneos
Os vasos sangüíneos compreendem artérias, veias e capilares . Dos três tipos as artérias possuem paredes mais espessas e mais fortes, constituídas de três camadas ,por causa de sua elasticidade, as artérias se expandem quando o sangue é nelas bombeado e depois relaxam lentamente .

As veias são vasos que levam o sangue do corpo para o coração. Suas paredes musculares são mais finas que as das artérias. Isso porque elas não auxiliam no impulso do sangue . Apresentam válvulas que impedem a volta do sangue .

O sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a maior artéria do corpo, a aorta, Artérias ligeiramente menores ramificam-se da aorta e dão ,por sua vez, origem a ramos ainda menores , as artérias , das quais o sangue flui para os capilares.

Os capilares apresentam em suas paredes , uma única camada de células epiteliais sem fibras musculares. As trocas de gases , nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos ocorrem através dessas finas paredes dos capilares .

Movimentos do coração
Sístose- contração
Diástose- relaxamento

Sangue
Plasma- parte líquida
Elementos figurados – parte sólida
Hemácias- transporte de gases
Leucócitos- defesa do organismo
Plaquetas- coagulação sangüínea

No lado direito do coração o sangue é venoso e no lado esquerdo do coração o sangue e arterial.

Tipos de circulação
Pequena circulação- coração, pulmões, coração, Vd ,pulmões, Ae
Grande circulação- coração , sistema , coração, VE , sistema , Ad
Vasos participantes : artéria aorta e veias cavas.

Circulação humana
Em primeiro lugar quando sangue chega ao átrio direito passa pela tricúspide e vai para o ventrículo direito. Do ventrículo direito o sangue passa pela artéria pulmonar e entra no pulmão onde troca de sangue , passa a ser sangue arterial e entra no átrio esquerdo que passa através da díscupide para o ventrículo esquerdo onde passa pela artéria aorta vai para o sistema . retorna ao coração como sangue venoso, através da veia carva interior .

Grupos sangüíneos
Antígeno- qualquer corpo ou substância estranha em nosso corpo.
Anticorpo - proteínas de defesa

Sistema AOB
Sangue receptor universal(AB rh+)
Sangue doador universal (O rh -)
Eristoblastose fetal ou doenças hemolítica do recém nascido(dhrn).

Mãe –Rh-
Pai- Rh
Filho- Rh

Única condição para que o filho possa apresentar a doença.

Prevenção
Soro anti- RH (rogam)

Anticorpos Rh –destrói as hemáceas do filho que entraram em contato com o sangue da mãe , consequentemente esta não produzirá mais anticorpos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger