Bem Vindos

Bem Vindos

Você que tem um trabalho de ciências que e dicultoso.
Venha e visite meu blog do google.
Fala do Corpo Humano,Meio Ambiente e etc...

Não fique perdendo a cabeca com o trabalho de ciências,eu resolvo!

sábado, 21 de junho de 2008

TRAQUÉIA

A laringe é continuada pela traquéia, que é conduto músculo-membranoso, longo de 22 centímetros no homem e de 18 centímetros na mulher. Da traquéia distingue-se uma parte que faz continuação direta à laringe e que está situada ainda no pescoço ( porção cervical ) e uma parte que está situada no tórax ( porção torácica ).

A traquéia tem a forma de um cilindro e apresenta uma seqiiência de relevos e de depressões devidas à presença dos anéis cartilaginososJ em número variável de 12 a 16, unidos entre si por tecido fibroso.

A traquéia está destinada unicamente à passagem do ar. A sua porção cervical pode ser sede de uma conhecida intervenção cirúrgica chamada traqueotomia.

Esta operação tem a finalidade de restabelecer a passagem do ar quando as vias respiratórias estão obstruídas ao nível da laringe. A traquéia está revestida, também ela, no seu interior, por uma mucosa, cujas células têm a característica de serem ciliadas: graças a esses cílios, finíssimos, ela se opõe à entrada de eventuais partículas estranhas. Estas são expulsas das vias respiratórias pela tosse.

Vias de acesso do ar nos pulmões
1) Laringe
2) Traquéia
3) Brônquio esquerdo
4) Brônquio direito

A traquéia é básicamente um tubo de ar, continuação inferior da laringe. É elástico, mede de 10 a 12 cm de comprimento e tem um diâmetro igual ao do dedo indicador.

Tem aproximadamente 20 anéis cartilaginosos em forma de ferradura.

Aproximadamente a metade da traquéia está no pescoço e a outra metade no tórax, e termina ao nível do esterno, dividindo-se em dois brônquios.


TRAQUÉIA
A traquéia é uma parte do aparelho respiratório, localizada no pescoço, que se estende à laringe e aos brônquios. É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 10 cm de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Podem-se sentir os reforços cartilaginosos da traquéia tocando com os dedos a região anterior da garganta, logo abaixo do pomo-de-adão.

Na região superior do peito a traquéia se bifurca, dando origem aos brônquios. Estes são dois tubos curtos, também reforçados por anéis de cartilagem, que conduzem o ar aos pulmões.

Tanto a traquéia quanto os brônquios são internamente revestidos por um epitélio ciliado, rica em células produtoras de muco. Partículas de poeira e bactérias em suspensão no ar inalado aderem ao muco, sendo "varridas" em direção à garganta graças ao batimento dos cílios. Ao chegar à faringe, o muco e as partículas aderidas são engolidas com a saliva.




Traquéia
Nos mamíferos, a traqueia é o tubo de aproximadamente 1,5 centímetros de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento que bifurca-se no seu interior, ligando a laringe aos brônquios, para levar o ar aos pulmões durante a respiração. Nas aves, a traqueia tem a mesma função, mas liga a faringe à siringe. A traqueia é constituída por músculo liso, revestida internamente por um epitélio ciliado e externamente encontra-se reforçada por anéis de cartilagem. Esse muco ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes no ar inalado, e que graças ao movimento dos cílios são varridas para fora e expelidas ou engolidas.

Cílios imóveis
O epitélio mucociliar, que reveste as viás aéreas, tem um papel imprescindível na purificação do ar levado aos alvéolos pulmonares. Quando inspirado, o ar carrega consigo impurezas como bactérias e poeira, que acabam por ficar retidas no muco. Os capilares então "varrem" essas impurezas em direção da faringe. Nesse local elas são então deglutidas ou empurradas para fora, através da tosse.

Os capilares realizam um movimento síncrono, formando então uma espécie de "ondas" entre os cílios; esses são controlados por túbulos que percorrem seu interior.

A doença dos cílios imóveis, também chamada de Doença de Kartagener, é determinada geneticamente, ou seja, passa de pai para filho. Ela causa uma alteração na síntese das proteínas dos túbulos. O batimento ciliar é prejudicado e os cílios se tornam imóveis, tornando assim o organismo suscetível a infecções respiratórias como a pneumonia, sinusite, etc.

Cânula traqueal
No caso de obstrução da via nasal, precisa-se fazer o uso de um objeto chamado cânula traqueal, que estabelece uma ligação direta entre traqueia e exterior, possibilitanto assim a respiração. A pessoa passa então a "respirar pela garganta" até que haja término da obstrução. A cânula traqueal é um tubo curvado que pode ser de metal ou plástico, que possui uma chapa de proteção para fixar. Ela impede o fechamento do traqueostoma. Algumas pessoas usam-na permanentemente e outras apenas por um determinado tempo. Varia de pessoa para pessoa de acordo com a cicatrização do traqueostoma. Ela precisa ser limpa regularmente para impedir que determinadas secreções e impurezas tragam dificuldades para respirar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger